Como declarar o Imposto de Renda

Compartilhar é se importar!

A declaração de imposto de renda é um assunto que assombra muitas pessoas, não por terem medo de serem pegos pelo fisco – órgãos públicos responsáveis pela determinação e arrecadação dos impostos ou de taxas – mas sim por conta de algumas pessoas realmente não terem conhecimento sobre os processos de declaração, podendo cometer erros que prejudicam a sua situação com o fisco.

Esse ato de declarar o imposto de renda não é um bicho de sete cabeças como as pessoas imaginam, mas sim algo que exige atenção e honestidade, para que assim consiga executar o processo de maneira com que não seja prejudicado no futuro. Dessa forma, basta que separe os documentos para que inicie a mesma.

Deseja entender os passos para declarar o imposto de renda? Confira o artigo.

Todos os anos algumas pessoas precisam fazer declaração de imposto de renda, que nada mais é do que o seu acerto de contas quanto às suas movimentações  financeiras (tanto as relacionadas ao que recebeu, como o quanto você gastou).

Esse tipo de declaração costuma gerar muitas dúvidas nas pessoas, não apenas referente o que seria o imposto em questão, mas também sobre o processo de declará-lo. Realmente para os iniciantes o processo pode ser mais complicado e demorado, mas isso não significa que trata-se de algo impossível de se executar.

Pelo contrário, com o tempo declarar o imposto de renda se torna algo comum e mais “prático” de ser realizado justamente por conhecer os processos, porém isso não significa que a declaração será simples e rápida, pois em todas as vezes que precisar declarar esse imposto, deverá separar documentos e entre outros.

Para te ajudar separamos algumas dicas de como declarar o imposto de renda, que vão desde a organização dos documentos, até o envio da declaração. Veja:

  • Comece a separar os documentos

O primeiro passo é separar todos os documentos que devem estar expostos em seu imposto de renda. É preciso reunir toda a papelada que de alguma maneira, relata o que ocorreu em sua vida financeira no ano que se passou. Comece pelo informe de rendimentos, depois os comprovantes de despesas, declarações dos seus investimentos e entre outros que se relacionam com sua saúde financeira.

  • Baixe o programa para declarar

O segundo passo, sem dúvidas, seria baixar o software para declarar o imposto de renda, que pode ser baixado no site oficial da Receita Federal. O download é gratuito e caso tenha alguma dificuldade para baixá-lo em seu dispositivo, será necessário procurar por algum especialista, para que então comece a explorar o mesmo, com objetivo de compartilhar corretamente os documentos separados.

  • Preencha os dados presentes nas fichas

Depois de baixar o programa e explorá-lo, é possível iniciar o preenchimento de dados que estão presentes nas fichas. A primeira coisa a se fazer é preencher os seus dados cadastrais, depois começar a compartilhar os seus rendimentos e as suas despesas do ano antecessor. Inclusive , é preciso falar dos bens que faziam parte do seu patrimônio no ano  em questão mesmo se não forem mais “seus”.

  • Assine o modelo de declaração

Existem dois modelos de declaração, o completo ou simplificado e, no caso, um dos dois precisa ser escolhido para a Receita Federal prosseguir com as análises da sua declaração. A declaração simplificada geralmente faz o abatimento único de 20% dos rendimentos tributáveis, enquanto a declaração completa realiza as deduções uma por uma e sendo literalmente um processo de análise completo.

Depois desses passos, basta que encaminhe a declaração, guardando a mesma, além do seu recibo. Caso seja necessário mudar algum dado, é possível fazer a retificação, no entanto o prazo para executar isso varia conforme o ano, pois em cada ano pode existir uma data limite para enviar a declaração e as retificações.

Conheça também o artigo: O que é e como funciona o Feirão Limpa Nome

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo