Como consultar CPF – CPF 2ª Via

O cadastro de pessoa física – popularmente conhecido pela sigla CPF – passa ser obrigatório para todo e qualquer cidadão que vive em território brasileiro e tem o desejo de viver uma vida civil comum. Este documento possui diversos dados sobre a pessoa e, uma vez cadastrado, te oferece um número único e definitivo.

Assim que a pessoa registra o seu CPF ela pode realizar diferentes ações, que se tornam possíveis de acompanhar por meio de consultas ao mesmo. Ocorre que essas consultas não são feitas em qualquer local. Pelo contrário, será necessário comparecer em unidades de atendimento da Receita Federal ou do Serasa, mas se preferir, pode realizar o processo de consultar CPF rapidamente via internet.

Para saber mais informações sobre como consultar CPF, continue lendo o texto.

Todos sabem da importância que o documento CPF – cadastro de pessoa física, possui para a vida das pessoas que são brasileiras ou estrangeiros que vivem no Brasil. Este documento possui informações aleatórias sobre a pessoa e inclusive é solicitado sempre que a pessoa deseja ter acesso a serviços aleatórios, como a abertura de uma conta no banco e até para declarar o seu Imposto de Renda.

Com tamanha relevância, é importante as pessoas terem o conhecimento sobre as informações que são “acoplada” sobre o seu documento, e para isso passa a ser fundamental fazer consultas no mesmo – seja via internet ou então com um auxílio das unidades de atendimentos físicos da Receita Federal e até da Serasa.

Existem duas formas de consultar CPF pela internet, ambas pela Serasa, mas se torna possível optar pela opção gratuita ou a paga. A gratuita é por meio do site dedicado para o consumidor e a versão paga é através da Serasa Experian, mas que oferece uma quantidade de informações muito maior que a versão “grátis”.

Isso quer dizer que, pelo site do Serasa Consumidor será possível consultar qual o status do seu CPF – mas infelizmente não tem tantas informações sobre ele se, por exemplo, tiver alguma irregularidade financeira e outra qualquer. Enquanto isso, o site Serasa Experian detalha as informações, mas deve arcar com valores que vão de R$ 45 (inscrição válida por um mês) até R$ 500 (válido por 5 meses).

Aprenda como consultar CPF pelo Serasa Consumidor

Para aqueles que desejam consultar CPF gratuitamente, basta entrar no site da Serasa Consumidor e colocar o número do seu documento no campo específico – que encontra-se no logo no banner de início da página. Depois de clicar para a pesquisa prosseguir, será necessário preencher o formulário que fora aberto, ao qual caracteriza-se como cadastro no site e, que é para a sua própria segurança.

Assim que terminar de compartilhar seus dados, clique em “Aceito os termos e quero continuar”. Você receberá um código de confirmação de cadastro no seu e-mail ou celular e uma vez recebido, deve clicar no link enviado para continuar o processo de consulta. Provavelmente você será direcionado para uma página de login, sendo necessário colocar seu e-mail ou CPF e uma senha para acessar.

Depois disso, terá acesso as informações relacionadas ao seu documento, que é possível ser compartilhada em dados simplificados – dessa forma, caso deseja o acesso a informações mais detalhadas pode ser preciso entrar no site do Serasa Experian e pagar os valores referente o tempo que deseja ter acesso ao mesmo.

Esse processo de consultar CPF é bem simples, inclusive pode ser feito também através do site da Receita Federal ou em uma das entidades conveniadas a ela – para saber mais informações, entre no site oficial da receita e procure como ter acesso as informações que estão relacionadas ao seu cadastro de pessoa física.

Compartilhar é se importar!

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo