O que é o Sintegra

Compartilhar é se importar!

Responsável pela troca de informações relacionadas às operações de entrada e saída de mercadorias, e prestações de serviços entre unidades da Federação e internas, o Sintegra seria o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços – assim, é basicamente um software.

Esse “software” fora criado com a intenção de padronizar os envios de registros obrigatórios para o fisco – os órgãos públicos responsáveis pela determinação e arrecadação de impostos ou taxas. O Sintegra apenas realiza a organização dos registros da declaração com objetivo de facilitar o fornecimento de informações dos usuários e, deixar esse processo de verificação, feito pelo fisco, mais rápido.

Ainda não entendeu o que é o Sintegra e para que ele serve? Confira no artigo.

As pessoas costumam confundir alguns sistemas relacionados aos tributos e no caso do Sintegra não é diferente. Esse sistema pode ser caracterizado como um software, que ao contrário de outros, tem como intenção facilitar a vida não só dos cidadãos, como também de órgãos públicos responsáveis por determinar e arrecadar os impostos ou taxas – que é popularmente conhecido como o “fisco”.

O sistema permite padronizar o envio das informações ao ponto de organizar as declarações relacionadas a sua empresa. Mas esse sistema tende a funcionar de forma diferente em cada estado, por isso que o usuário deve se atentar ao que o fisco do seu estado solicita, evitando que envie informações desnecessárias e que, deixe de enviar informações que são imprescindíveis para evitar as multas.

Tecnicamente, trata-se de um software para enviar dados que se relacionam às totalidades de operações internas e interestaduais que a sua empresa realizou – isso quer dizer que, será necessário compartilhar informações sobre compras e vendas, além das aquisições e as prestações executadas dentro de um período.

Quem deve fazer uso do sistema Sintegra

Para evitar confusões, é necessário deixar bem claro quem são os usuários que precisam, obrigatoriamente, acessar o Sintegra e fazer uso de suas ferramentas – ou no caso, fazer uso de todos processos disponibilizados a partir do software.

O software precisa ser usada por contribuintes que emitem documentos fiscais, ou que escrituram livros fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e a Prestação de Serviços (ICMS). Esse imposto é cobrado de quem têm trabalhado com vendas, transferências e transportes de mercadorias específicas em âmbito interestadual e intermunicipal (como os eletrodomésticos, alimentos e outros).

Em relação aos que escrituram livros fiscais, o sistema refere-se àqueles ao qual realizam a atividade através de sistema eletrônico de processamento de dados,  mesmo que através de terceiros, como o caso de escritórios de contabilidade e inclusive, centro de processamento de dados externo ou interno e entre outros.

Como acessar o sistema Sintegra

Para ter acesso ao sistema Sintegra, é fundamental entrar no site do sistema – a partir do endereço www.sintegra.gov.br – e buscar pela opção de download. No entanto, se preferir, entre diretamente no www.sintegra.gov.br/download.html.

Na página que será aberta pode encontrar diferentes opções de programas para serem baixados, dessa forma, você deverá escolher o que melhor se adequa ao seu objetivo. Entenda que pode ser complicado mexer em primeiro momento a partir do programa, por isso que tende a ser interessante consultar o escritório de contabilidade que é da sua confiança, pois assim entenderá o passo a passo.

Se atente as regras relacionadas ao Sintegra para que compartilhe os dados que são solicitados pelos órgãos públicos responsáveis pelo recolhimento, além das fiscalizações relacionadas aos impostos e taxas. Mantenha-se atento ao sistema para que evite erros e claro, multas por não seguir com todas as determinações.

Conheça também o artigo: Como declarar o Imposto de Renda

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo