O que é o cartão CNPJ e como consultar CNPJ na Receita Federal

Se você é um novo empreendedor, provavelmente deve estar confuso com uma série de nomenclaturas que se relacionam com os documentos de sua empresa, como por exemplo o termo “cartão CNPJ”. Quando alguém questiona se possui esse cartão, é comum os novatos dizerem que “não”, pois certamente não têm noção de que esse cartão, nada mais que um documento “comum” da empresa.

Por mais que esse documento seja conhecido como “cartão CNPJ”, ele possui o formato de um documento qualquer, obviamente com muita importância. Seria basicamente uma folha de papel que conta com dados relacionados a empresa, como o caso de seu cadastro nacional de pessoa jurídica, conhecido como CNPJ.

Confira o texto abaixo para entender o que é o cartão CNPJ e como consultá-lo.

Ao abrir uma empresa, é necessário registrá-la junto à Receita Federal brasileira para que a mesma seja reconhecida como pessoa jurídica e de certa forma, siga as determinações impostas pelas leis. Com esse registro, a empresa passa a ter um número que posteriormente, possibilita analisar as informações da mesma.

Esse número costuma a ser chamado de CNPJ e geralmente vem escrito em um documento que é conhecido oficialmente como cartão CNPJ. Mas, não trata-se de um cartão e sim de um documento impresso em uma folha de papel, como a maioria dos outros documentos e que possui uma série de informações sobre a empresa – desde a data da abertura, nome da empresa até a situação cadastral.

O interessante é que esse número de CNPJ conta com cerca de 14 dígitos – salve casos com registro antigos ou novos – como por exemplo o 03.847.655/0001-98 em que os oito primeiros números identificam a empresa e unidade de atuação da empresa. Os outros números formam o dígito verificador, que é o resultado de uma “equação” ao qual passa a ser formada pelos doze números anteriores.

Logo, esse cartão CNPJ é crucial para que sua empresa opere de forma regular no mercado e tenha a chance de ser identificada pelos órgãos públicos que são responsáveis pela fiscalização de pessoa jurídica e cobrar os impostos ou taxas.

Como consultar CNPJ na Receita Federal

Para que possa consultar CNPJ na Receita Federal será preciso entrar no site da Receita e buscar pela opção de verificação sobre assuntos que são relacionados a pessoa jurídica. Ou se preferir, pode clicar diretamente nest link aqui, que tem diferentes opções de consultas do seu cartão CNPJ – inclusive para acompanhar qual a situação do pedido de registro do CNPJ desde que enviado pela Internet.

Ao entrar na página para consulta, será preciso clicar na opção de “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”, onde será aberta uma outra página para que compartilhe diferentes informações. Entre as informações que são solicitadas está o número do CNPJ, para que comece a emitir o documento.

A outra informação solicitada é o código de verificação que aparecerá à direita, e se acertá-lo basta prosseguir, para que o cartão CNPJ da sua empresa venha a ser exibido. Para obter uma cópia, será necessário clicar em “Imprimir”, então é possível ter um cartão com as informações a respeito da sua empresa em mãos. Lembrando que, não trata-se de um cartão e sim um documento em uma folha.

Entenda que no site da Receita Federal é possível consultar outros documentos e inclusive, pode analisar outros detalhes sobre o CNPJ, como “CNPJ Eleições” e “Situação do Pedido de CNPJ Enviado pela Internet”. Entre no site e busque pela opção de empresa e então, tende a verificar as informações que tiver interesse.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo