Existe diferença entre CNPJ e Inscrição Estadual?

Se você está planejando abrir uma empresa, provavelmente sabe que ela deve possuir um documento que atua como identificação da mesma. Porém, está em dúvida se esse documento pode ser tanto o CNPJ quanto a Inscrição Estadual. Será que há diferença entre um e outro ou eles são iguais?
Primeiro, é preciso compreender o que cada um deles significa e qual a sua finalidade para poder compreender se são, mesmo, iguais ou se existe uma diferença entre os dois documentos, e qual deles você realmente precisa para abrir a sua empresa para que ela fique de acordo com a lei dentro dos padrões determinados.
O CNPJ
A sigla CNPJ é para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Esse é o cadastro que todas as pessoas jurídicas e as pessoas equiparadas, que são aquelas pessoas físicas que utilizam seu nome individual para lucro próprio, devem, obrigatoriamente, estar filiadas antes de começar as suas atividades empresariais.
Se for para comparar o CNPJ a algum outro documento, é possível compará-lo ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) das pessoas físicas, cujo objetivo principal é a sua identificação quando se trata da Receita Federal.
O CNPJ é um documento composto por inúmeras informações, como a data da abertura da empresa, o seu nome, o seu endereço, a descrição do tipo de atividade econômica por ela exercida, a sua natureza jurídica e a sua situação perante a Receita Federal, por exemplo. Esses dados são importantes para as administrações tributárias.
A Inscrição Estadual
A Inscrição Estadual nada mais é do que um número liberado pela Secretaria da Fazenda e que é feita em cada estado no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços).
Esse cadastro deve ser realizado por todas as empresas que comercializam produtos ou serviços dentro do território nacional, sendo que apenas aquelas que pagam o ICMS que são autorizadas a fazer esse comércio. E, como para poder pagar o ICMS é necessário fazer a Inscrição Estadual, a sua empresa necessita se pretende realizar qualquer tipo de comércio.
É necessário fazer esse cadastro quando a empresa é de comércio, transportes, indústria ou prestadora de serviços de comunicação e energia. Se a sua empresa presta outro tipo de serviço, é isenta da Inscrição, mas provavelmente terá que se cadastrar em outro tipo de recolhimento de impostos, como o ISS, por exemplo.
A diferença entre CNPJ e Inscrição Estadual
Pode-se notar, portanto, que o CNPJ e a Inscrição Estadual não são a mesma coisa, mas ambos os cadastros servem para identificação perante a justiça, seja ela Federal ou Estadual.
O CNPJ serve como identificação para a Receita Federal e a Inscrição serve como identificação e tributação quanto a Receita Estadual. Entretanto, o CNPJ é documento obrigatório de qualquer tipo de empresa, e a Inscrição Estadual só é obrigatória para aquelas em que há comércio e determinados serviços prestados.
As diferenças entre os dois são sutis, preste sempre muita atenção a necessidade de qualquer tipo de documento dentro de sua empresa para sempre estar dentro da lei e não ter problemas futuros que podem causar danos muito grandes a sua empresa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo