Como consultar CPF e CNPJ na Receita Federal

Compartilhar é se importar!

Consultar documentos como CPF (cadastro de pessoa física) e o CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) é muito importante para mantê-los em segurança e de certo modo, para que os deixe em conformidade com as leis brasileiras tanto em relação as suas obrigações, quanto as pendências financeiras que possuem.

Diante disso, usufruir de serviços como o que permite consultar CPF e CNPJ na Receita Federal pode ser muito interessante, pois além de gratuitos, podem te ajudar a controlar informações que se relacionam a ambos documentos – seja o seu documento pessoal ou documento de registro da sua empresa, caso tenha.

Tem interesse de consultar CPF e CNPJ na Receita Federal? Veja como no texto.

As consultas de CPF e CNPJ são sempre imprescindíveis para identificar se existe alguma pendência relacionada aos documentos. De certo modo, quando ocorre imprevistos relacionados a esse tipo de documento, nem sempre o responsável fica sabendo do ocorrido, e justamente por isso que manter as suas verificações constantes se mostra algo mais do que fundamental para elevar a sua proteção.

Dessa maneira, é comum que os serviços que possibilitam consultar CPF e CNPJ façam um amplo sucesso, principalmente quando são executados sem qualquer custo, como no caso da consulta feita a partir do site da Receita Federal, que te oferece diferentes opções relacionadas aos documentos citados, inclusive existe possibilidade de regularizar ambos ou até mesmo alterar informações e outros.

O processo de consulta é bem simples, basta que entre no site oficial da Receita e buscar pela opção que mais se adeque a sua necessidade, mas claro, a busca pelo serviço deve ser a partir da área dedicada ao documento em questão – pois há páginas dedicadas apenas ao CPF e outras páginas apenas para o CNPJ, que é composta por uma quantidade maior de opções ou digamos, de serviços online.

Aprenda como consultar CPF e CNPJ na Receita Federal

Antes de qualquer coisa, é crucial ter cuidado com os sites que prometem fazer consultas em seu CPF ou CNPJ da sua empresa, que não da Receita Federal – ou Serasa e SPC. Compartilhar esse tipo de documento com sites não confiáveis faz o risco de fraude relacionado aos mesmos aumentem, portanto, muita atenção.

Assim, para que comece a consultar CPF e CNPJ na Receita Federal será preciso ir até o site oficial do órgão subordinado ao Ministério da Fazenda e procurar no menu principal, a opção “Serviços”. Clique, e assim que a página for aberta, será necessário procurar por CPF e CNPJ, para que dessa forma inicie suas consultas.

Se preferir simplificar o processo, basta ir ao menu lateral e buscar na parte de “Destaques”, os links para as páginas dedicadas para cada um dos documentos, clicando naquele que tem interesse de consultar. Logo, assim que clicar no que tem interesse, será aberta uma nova página com todas as consultas que podem ser feitas a partir do documento, inclusive pode analisar sua situação cadastral.

A página de cada um dos documentos conta com opções aleatórias, entenda a necessidade de identificar com atenção o que deseja consultar e assim pode ter a solução que deseja em suas mãos. Compartilhe seu dados e poderá  consultar CPF e CNPJ na Receita Federal, e o melhor, sem ter que pagar por esse acesso.

Obviamente que o site da Receita Federal oferece muitos outros serviços, mas é importante que analise com atenção as informações que o órgão compartilhe e siga os processos recomendados para manter a segurança de seus dados e ter o acesso a informações que são cruciais para o seu dia a dia, seja no CPF ou CNPJ.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo