Como cadastrar CNPJ na Receita Federal?

Para oficializar o próprio negócio, é necessário ir até a Receita Federal e declarar que existe a sua empresa para que ela tenha seu próprio CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), você se torne uma pessoa jurídica e comece a cumprir determinados critérios e regras, assim como receber direitos que a protejam de calunias.
Mas, para alguns pode ser um mistério o modo correto de como cadastrar CNPJ na Receita Federal, já que papeis a serem levados, critérios ao qual deve se encaixar e dinheiro a desembolsar, por isso abaixo listamos os passos para que sua empresa cadastre seu CNPJ.
Tamanho da empresa: primeiro é preciso saber o tamanho da empresa, se é uma micro pequena empresa ou uma pequena empresa ou então de grande porte. O rendimento necessário, anual, para se encaixar como micro empresa é de 60 mil reais.
Caso o rendimento seja superior a 360 mil, ela é uma pequena empresa, já os rendimentos anuais acima de 3,6 milhões, ela é uma grande empresa.
Definição da atividade
Qual o serviço que sua empresa presta? Como ela atua no mercado? Deve definir estas questões para então tirar a dúvida de como cadastrar CNPJ na Receita Federal. A definição ocorre baseada na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Lá estão listadas todas as áreas atuantes de empresas no território nacional e sua empresa deve se classificar em uma ou duas classificações. É muito importante que esta classificação esteja correta para não sofrer com a fiscalização do órgão.
Obtendo CNPJ
Este é o momento de entrar em contato direto com a receita Federal e ele pode ser feito de forma presencial, indo até um prédio do órgão ou então online. Estas duas formas geram tarifas diferentes na hora de dar entrada, sendo que a maneira online é mais barata.
Neste momento, são pedidos diversos documentos que são baseados de acordo com a atividade que a empresa irá desempenhar.
Após enviar os papeis com a solicitação do registro, irá receber o recibo de entrega dos documentos e com isto poderá acompanhar o processo de autorização ou não da criação do CNPJ. Não é incomum ocorrer o pedido de mais papéis para comprovação da empresa, mas isto ocorre com todos em como cadastrar CNPJ na Receita Federal.
Fim do processo
Ao acompanhar pelo site o processo de obtenção do CNPJ você verá que a solicitação foi aprovada e neste momento você deve imprimir todos os papéis conhecidos de entrada para retirar o registro e ir em algum cartório reconhecer firma e encaminha-los para uma unidade cadastrador, via correio ou pessoalmente.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo