Como abrir uma Empresa (CNPJ)

A maioria dos brasileiros têm o sonho de ter o seu próprio negócio, mas muitos não têm ideia de por onde começar ou inclusive, acreditam que para esse feito é necessário apenas ter uma boa quantia de dinheiro para começar a vender os produtos ou serviços, quando na verdade existem questões mais “burocráticas”.

O processo de abrir uma empresa costuma a ser um pouco mais complexo que as pessoas imaginam e justamente por exigir a solução de questões que podem ir além da escolha no nicho que deseja atuar – como o caso da abertura do CNPJ ou no caso, o cadastro nacional de pessoa jurídica, e que basicamente seria um documento da empresa, igual o cadastro de pessoa física – CPF de cada cidadão.

Para aprender como abrir uma empresa (CNPJ), continue lendo o artigo abaixo.

Caracterizado como o cadastro nacional de pessoa jurídica, o CNPJ seria espe´cie

Chamado popularmente de CNPJ, o cadastro nacional de pessoa jurídica seria o documento de identificação das empresas. Formado por números, ele passa ser uma inscrição na Receita Federal e basicamente possui a mesma função que o cadastro de pessoa física (CPF) – mas tem como foco registrar apenas empresas.

Quando um cidadão abre uma empresa no Brasil é fundamental que ele realize o registro da mesma junto à Receita Federal, pois caso contrário a sua empresa não terá o direito de operar legalmente no mercado, correndo o grande risco de receber multas, inclusive ter o seu funcionamento vetado (proibido) por órgãos públicos. Dessa forma, se deseja ter seu próprio negócio, é crucial abrir o CNPJ.

Este documento pode conter diferentes informações a respeito da sua empresa, desde a data de abertura da mesma, até mesmo o nicho que a mesma atua, e a sua situação cadastral na Receita. Tratam-se de informações cruciais para que o seu funcionamento esteja dentro dos conformes das leis brasileiras e ainda para que tenha chance de cadastrá-la em outras empresas e instituições financeiras.

Aprenda como abrir uma Empresa (CNPJ)

Para abrir uma empresa (CNPJ) será preciso separar alguns documentos que se tornam imprescindíveis, mas antes disso, você deve definir para qual finalidade essa “pessoa jurídica” será utilizada. Ou seja. Que tipo de empresa deseja abrir? Deseja abrir uma loja para vender alimentos saudáveis? Ou sua intenção seria a abertura de uma fábrica de roupas de bebês e até mesmo para prestar serviço?

Depois disso, precisa entender qual o formato ideal para a empresa que deseja abrir – seja uma sociedade anônima (S.A.), sociedade Ltda (Limitada), sociedade individual, empresário individual ou então, um microempreendedor individual – para que posteriormente possa seguir com passos voltados do enquadramento em um regime tributário e entre outros. Mas, por agora, foque nas burocracias.

Os documentos necessários para que consiga abrir o CNPJ da sua empresa, são:

  • Documento de identidade dos sócios (original e cópia);
  • CPF ou Carteira de Habilitação dos sócios;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê de IPTU do local onde a empresa será instalada;
  • Contrato Social;
  • Comprovante de pagamento das taxas DARE e DARF;

O contrato social pode ser elaborado com auxílio de profissionais especializados em contabilidade, assim não corre o risco de desenvolver um contrato que não será aceito na Junta Comercial. No caso, o contrato social precisa apresentar os dados dos proprietários, a configuração jurídica e tributária, o capital social e as obrigações financeiras dos sócios – além de assinado por sócios e testemunhas.

Com isso feito, basta comparecer à Junta Comercial para finalmente possa abrir uma empresa (CNPJ) e consiga iniciar as suas atividades no mercado conforme as leis brasileiras, principalmente, conforme determinações da Receita Federal.

Caso tenha dúvidas sobre esse processo de abrir uma empresa (CNPJ) procure pela orientação de um escritório de contabilidade de sua confiança. Peça auxílio e tire as suas dúvidas, para que então consiga iniciar a abertura corretamente e, sem o risco de compartilhar as informações que não condizem com a realidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo